A PLATAFORMA

Plataforma de produção, difusão e experimentação entre a dança e o audiovisual.

PLATAFORME-SE é um espaço de criação, experimentação e difusão da dança com o audiovisual a partir de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se da primeira plataforma com foco em iniciativas sob as conexões: corpo, câmera e cidade. Surgiu em 2017 por meio dos prêmios: Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 e Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2016.

 

Nossa primeira iniciativa resultou no espetáculo-intervenção Deriva, uma criação com perspectiva de ocupação e interação, explorando as questões fronteiriças da cidade. Além disso, três videodanças foram criadas como desdobramento deste trabalho de rua.

Nesta trajetória conquistamos e participamos de alguns eventos e festivais importantes na área:

 

Muestra Internacional Gifformance - La Performance en Giff (Paraguai/Brasil - 2017); Festival Cuerpo Digital (Bolívia - 2017); Move Concreto! Experiências de Dança no Espaço Público (Contagem/MG - 2017); 12º Semana Pra Dança (Campo Grande/MS - 2018); Cerrado Abierto - Mostra de Danças Contemporâneas (Campo Grande/MS - 2018); 20º Festival de Inverno de Bonito (Bonito/MS - 2019); Congresso Virtual UFBA (Bahia - 2020).

 

Também investimos em outras pesquisas. Em 2019 realizamos o projeto piloto CTA - Corpos Transeuntes em Ação, onde 07 intérpretes foram provocados a performar a cidade em 1 minuto a partir de dispositivos e comandos para a ação.  Em 2020, em meio a pandemia, estreamos a série FRONTEIRAS: histórias e vidas dançadas de 08 artistas de diferentes regiões do Brasil que se encontram na cidade de Salvador/BA no ano de 2019.

EQUIPE

Ralfer Campagna

Artista da dança e produtor cultural, graduado em Educação Física (2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2019) pela Universidade Federal da Bahia. É intérprete criador da Cia Dançurbana desde 2010 e do Conectivo Corpomancia desde 2014 em Campo Grande/MS.

 

Jackeline Mourão

É artista da dança em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Graduada em Ed. Física pela Universidade Católica Dom Bosco (2015) em Campo Grande. Atua profissionalmente na área de dança como: Professora, bailarina, performer, pesquisadora. Intérprete criadora da Cia Dançurbana desde 2011, integrante do Conectivo Corpomancia, eixo colaborativo de artistas desde 2016.

O caminho começa antes do passo, com a vontade. Ação.
Cópia de Ralfer e Jack.jpg